segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Relato Reflexivo: Vagner de Santana




 Participar de curso à distância não é novidade pra mim, mas um curso de leitura e escrita é algo inovador na minha prática pedagógica, pois forneceu vários elementos para a reformulação de estratégias na construção do conhecimento do educando e na minha formação profissional.

Apesar de lecionar Educação Física, historicamente vista como uma disciplina prática, trabalho muito leitura e principalmente escrita nas aulas, pois favorece a compreensão dos conteúdos da disciplina e das demais, é uma forma de contribuição no processo ensino aprendizagem.

Produzir textos nunca foi o meu forte, pois não adquiri competências fundamentais para tal tarefa na escola e bem pouco na universidade, esses fatores contribuíram para aumentar as dificuldades na produção de textos, mas por outro lado, produção de texto em contexto digital me sobre sai bem por dominar um pouco de informática.

Na construção do blog, contamos com um anjo chamado Flávia que conduziu essa tarefa de forma brilhante, já tenho experiência com blogs e isso facilitou na contribuição com o grupo.

A continuação do curso será de suma importância para aprofundar conhecimentos e multiplicar boas experiências, investir na formação continuada dos professores é investir no Brasil e principalmente na busca de educação de qualidade pra todos.

Para (não) terminar.

Este é um pequeno passo que damos num longo caminho árduo e cansativo, e que mesmo assim sigamos em frente e que antes de nos rotularem nos ouçam.

Parabéns a nós PROFESSORES...........

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário