O discurso se materializa linguisticamente através de textos, os quais são compostos por estruturas chamadas gêneros textuais. Esses gêneros referem-se às diferentes formas de expressão textual e podem ser de qualquer natureza, literários ou não-literários, isto porque, cada tipo de texto possui sua característica, sua forma, sua materialidade.
Existem três elementos que compõem todos os tipos de gênero: conteúdo temático, forma composicional e estilo. Segundo Bakhtin (1997) o conteúdo temático (leque de temas que podem ser tratados em um dado gênero) corresponde ao conjunto de temáticas que podem ser abordadas por um determinado gênero. Já a construção composicional diz respeito à estruturação geral interna do enunciado. O estilo, por sua vez, corresponde aos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais utilizados pelo enunciador.
Podemos observar através do exemplo abaixo os elementos que compõem gênero tirinha.
Conteúdo temático: humor
Estilo: utilização da linguagem verbal e não-verbal, estabelecendo uma relação com o leitor
Estrutura: a tirinha é construída em quadrinhos, sua sequência é na horizontal.
No quadro abaixo podemos observar algumas das características de cada um dos gêneros utilizados para a produção de textos do Módulo 3 do Curso Escrita e Leitura em Contexto Digital.
Nós do grupo 4 fomos responsáveis por construir o seguinte gênero de texto: Uma conversa telefônica entre dois amigos (você e a pessoa que achou o cadáver). Para construir este texto seguimos os eventos abaixo, como tivesse acontecido com alguém logo ao acordar:
Sequência de eventos retirada de LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006. p. 21-22.
O texto proposto baseou-se na sequência de eventos relatada, onde não era necessário incluir todas as ações. Poderemos desconsiderar algumas ações, alterar outras, acrescentar informações, enfim, fazer todas as mudanças que o gênero solicitado exigir.
Referências Bibliográficas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Os gêneros do discurso. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
http://www.franzecosta.com/
http://prec-linguistico.blogspot.com.br/
http://curtindoletras.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:
Postar um comentário