domingo, 18 de novembro de 2012

Curso Leitura e Escrita em Contexto Digital - Relato Reflexivo Grupo 4

O curso Leitura e Escrita em Contexto Digital foi desenvolvido em 4 módulos. No módulo 1 estudamos algumas práticas de leitura e escrita muito comuns na Internet (leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressões de opinião, depoimentos, debates, apresentações para transação comercial e formulários). Nos fórum do Módulo 1 podemos discutir sobre o texto "Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português" de Paulo Coimbra e percebemos que quando um aluno apresenta dificuldade em interpretar textos normalmente o professor de Língua Portuguesa é responsabilizado por este fato, mas o que não percebemos é que a escola como um todo é responsável pelo conhecimento que este aluno deveria adquirir, já que é um lugar autêntico de comunicação, onde todos deveriam interagir, alunos e professores, independente da disciplina que cada professor leciona.
No módulo 2 compartilhamos as nossas experiências em leitura e escrita. Além disso, participamos da escrita colaborativa através da criação e manutenção de um blog. Neste blog postamos os perfis dos participantes como também seus relatos de escrita e leitura. Através da utilização deste blog podemos perceber que o professor deve compreender que as ferramentas de ensino contemporâneas não implicam o fim do livro didático, ou o fim do giz e da lousa, apenas resultam em novas formas de ensinar e aprender.
No módulo 3 identificamos as características de textos e de suas relações com o contexto de produção, aperfeiçoando nossa capacidade de trabalhar com atividades de leitura e escrita. Também exercitamos nossa habilidade em escrever textos de diferentes gêneros, além de compreender os elementos constitutivos dos mesmos. Postamos no blog nossas produções, como também tecemos comentários referentes aos textos produzidos por outros grupos. Além disso, a construção do blog demonstrou como o trabalho cooperativo pode ser desenvolvido mais rapidamente e ainda permite a troca e o enriquecimento de idéias resultando no enriquecimento pessoal. Percebemos isso não apenas quando trabalhamos no nosso próprio blog, mas também quando visitamos os blogs dos colegas e percebemos como a cooperação aumenta os conhecimentos individuais, resultado de um esforço conjunto.
No módulo 4 analisamos as práticas pedagógicas, refletindo assim sobre as contribuições destas para o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras, como também para o sucesso da aquisição do conhecimento. Além disso, realizamos um relato reflexivo sobre a nossa participação no curso e a importância do mesmo como ferramenta de atualização profissional. Percebemos que o avanço tecnológico veio contribuir como sendo uma importante ferramenta na busca de alternativas metodológicas que atraem os alunos. À partir destas novas ferramentas o professor deve reestruturar sua didática com o objetivo de considerar as diversas possibilidades, como o objetivo de maximizar os resultados do processo de ensino-aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário