quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Minha experiência com leitura e escrita. Por Maria Irismar

Minha experiência com a leitura e escrita não aconteceu ao mesmo tempo, acredito que aprendi a gostar de escrever primeiro, na época da escola adorava escrever poesias, cartas e brincar com frase usando as letras dos nomes das minhas colegas de classe.
Os livros que eu tive que ler na escola, embora tenha adorado alguns, não fez com que eu me tornasse uma leitora. Talvés porque meus pais não tiveram oportunidade de estudar, a leitura não fez parte da minha infância. Mas eu sempre gostei de estudar, adorava ir à escola, para mim sempre foi o melhor lugar do mundo, não faltava por nada mesmo doente, chorava quando minha mãe não queria deixar eu ir estudar. Gostava tanto de estudar que fiz tudo que podia, dentro das minhas condições financeiras, terminei o antigo colegial, fiz técnico em contabilidade e então parei porque não podia pagar um curso muito menos uma faculdade. Fiquei seis anos sem estudar e confesso que todo ano quando eu via os estudandes passando com o material para estudar, ficava com inveja.
Durante esse tempo eu trabalhava, comecei a namorar, casei e depois disso eu e meu marido voltamos a estudar, foi então que decidi fazer faculdade de Educação Física. Para ser sincera escolhi esse curso porque sempre adorei a imagem do corpo, para dizer a verdade sou uma viciada em academia.
No primeiro ano de faculdade tive aula de Recreação e Lazer, me apaixonei, e engraçado que na minha turma os livros e os conteúdos da disciplina era só eu que entendia e conseguia nota. Os livros do "Marcelino" era os que eu mais gostava de ler, parecia que tinham sido escritos para mim. Esqueci a academia e comecei a pesquisar livros sobre recreação até chegar nos jogos e não parei mais.
Na faculdade quando comecei a pesquisar livros para o trabalho de conclusão do curso, a leitura começou a fazer parte do meu mundo, adorava ler os livros que tratavam do tema do meu trabalho, "jogos e brincadeiras", gostei tanto de ler e ma aprofundar que até hoje esse tipo de leitura faz parte da minha rotina. Enquanto educadora e profissional de Educação Física, não consigo trabalhar se minhas aulas não estiverem baseadas na história e na pesquisa dos jogos ou brincadeiras relacionados com o conteúdo que estou trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário