quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Minha experiência com leitura e escrita. Por Flavia Barioto

A minha experiência com a leitura começa através dos incentivos de minha mãe, que nos proporcionava momentos adoráveis de leitura em família. Em todo canto da casa encontrávamos gibis, revistinhas, jornais, inclusive nos banheiros, onde os revisteiros eram compostos de diversos gêneros de leitura. Líamos a toda hora, inclusive durante as refeiçoes. Eu e meus irmãos disputávamos as revistinhas mais recentes, e o vencedor era aquele que a encontrava primeiro. Boas lembranças….Enquanto crescíamos, o gênero literário modificava-se, até porque é normal durante o amadurecimento as meninas e os meninos interessassem por assuntos diferentes. Por volta de meus 9 anos comecei a colecionar papéis de carta, e assim iniciou-se uma coleção de papéis coloridos e com imagens diversas. Estes papéis só eram usados para corresponder-me com uma amiga que mudou de escola. Fiquei muito triste. Então tivemos a idéia de nos corresponder semanalmente sobre os acontecimentos na escola antiga e sobre a adaptação de minha amiga na escola nova. Ficava super empolgada quando chegava uma carta toda colorida de minha amiga e logo em seguida trancava-me em meu quarto para informá-la das novidades da semana. Pena que durou pouco tempo….Após dois meses de correspondências trocadas, as cartas pararam de chegar….minha melhor amiga encontrou outra melhor amiga. Era natural que ela se enturmasse na nova escola, só não imaginei que seria tão rápido. Outra experiência com a leitura e a escrita que marcou-me profundamente foi quando comecei a escrever um diário. Confidenciava naquelas linhas meus amores e rancores, até que meu irmão mais velho o encontrou e aí perturbou-me por um bom tempo. Até que lí em uma revista para adolescentes que poderíamos usar símbolos e códigos para que ninguém além de mim soubesse o que estava escrito. E assim consegui confidenciar-me com meu novo melhor amigo. Assim foram minhas experiências de leitura e escrita na infância e na pré-adolescência.

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