A minha experiência com a leitura começa através dos incentivos de minha
mãe, que nos proporcionava momentos adoráveis de leitura em família. Em todo
canto da casa encontrávamos gibis, revistinhas, jornais, inclusive nos
banheiros, onde os revisteiros eram compostos de diversos gêneros de leitura.
Líamos a toda hora, inclusive durante as refeiçoes. Eu e meus irmãos
disputávamos as revistinhas mais recentes, e o vencedor era aquele que a
encontrava primeiro. Boas lembranças….Enquanto crescíamos, o gênero literário
modificava-se, até porque é normal durante o amadurecimento as meninas e os
meninos interessassem por assuntos diferentes. Por volta de meus 9 anos comecei
a colecionar papéis de carta, e assim iniciou-se uma coleção de papéis coloridos
e com imagens diversas. Estes papéis só eram usados para corresponder-me com uma
amiga que mudou de escola. Fiquei muito triste. Então tivemos a idéia de nos
corresponder semanalmente sobre os acontecimentos na escola antiga e sobre a
adaptação de minha amiga na escola nova. Ficava super empolgada quando chegava
uma carta toda colorida de minha amiga e logo em seguida trancava-me em meu
quarto para informá-la das novidades da semana. Pena que durou pouco
tempo….Após dois meses de correspondências trocadas, as cartas pararam de
chegar….minha melhor amiga encontrou outra melhor amiga. Era natural que ela se
enturmasse na nova escola, só não imaginei que seria tão rápido. Outra
experiência com a leitura e a escrita que marcou-me profundamente foi quando
comecei a escrever um diário. Confidenciava naquelas linhas meus amores e
rancores, até que meu irmão mais velho o encontrou e aí perturbou-me por um bom
tempo. Até que lí em uma revista para adolescentes que poderíamos usar símbolos
e códigos para que ninguém além de mim soubesse o que estava escrito. E assim
consegui confidenciar-me com meu novo melhor amigo. Assim foram minhas
experiências de leitura e escrita na infância e na pré-adolescência.
Bem vindos leitores! Este blog faz parte do curso Leitura e Escrita em Contexto Digital - 2ª Edição - 2012. O objetivo deste curso é possibilitar aos educadores a formação continuada com a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, através da utilização de diversas mídias interativas. Os componentes do grupo 4 (Turma 60) são: Flavia Elidia Gandolfi Barioto, Sandra Helena Miguel, Vagner de Santana, Maria Irismar Bezerra Pedro Morotti e Karina de Proença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário